Noticias das alergias...
Filhas do Pai
Noticias-magazine
Medicamentos fora de uso
O primeiro contacto do organismo com um antigénio origina uma resposta imunitária primária, durante aqual a Imunização ativa x passiva.
Apontamentos de Biologia
Quando os agentes patogénicos são particularmente agressivos, é accionado uma reacção inflamtória sistémica, que ocorre em várias partes do organismo e se caracteriza pelos seguintes acontecimentos:
Defesa específica e não específica
Virus
O sistema imunitário é constituído por um conjunto de órgãos, tecidos e células capaz de reconhecer os elementos próprios e estranhos ao organismo e de desenvolver acções que protegem o organismo estranhos ao organismo e de desenvolver acções que protegem o organismo dos agentes patogénicos e das células cancerosas.
Fagocitosa
Tipos de leucócito: Neutrófilos, basófilos, eosinófilos, monócitos, linfócitos
Manual Biologia 12º
Fonte: Lusa
A lista seguinte é apenas um resumo de algumas aplicações bem sucedidas da engenharia genética. A tecnologia subjacente ao estabelecimento destas aplicações constitui o corpo principal desta disciplina.
Manual- Biologia 12º
A Engenharia Genética permite manipular directamente os Genes de determinados organismos com objectivos práticos. São várias aplicações de Engenharia Genética e as técnicas utilizadas.
Tecnologia do DNA recombinante
Permite combinar na mesma molécula de DNA genes provenientes de fontes diferentes, mas não necessariamente de espécies diferentes, dando origem a uma molécula de DNA recombinante (rDNA). Esta técnica baseia-se na utilização de ferramentas moleculares como as enzimas de restrição, as ligases do DNA e os vectores. As enzimas de restrição reconhecem determinadas sequências de DNA e cortam a molécula nesses locais. As zonas de restrição correspondem á sequência de DNA curtas e simétricas que se lêem da mesma forma nas duas cadeias na direcção 5´- 3´.
A actividade das enzimas de restrição dá origem a fragmentos de DNA em dupla hélice com extremidade em cadeia simples. Os fragmentos de DNA que resultam da actividade das enzimas de restrição chamam-se fragmentos de restrição e as extremidades em cadeia simples chamam-se extremidades coesivas.
Verifica-se complementaridade de bases do DNA nas extremidades coesivas de diferentes fragmentos de restrição obtidos com a mesma enzima. As extremidades coesivas emparelham através de ligações de hidrogénio entre bases complementares e podem unir-se pela actividade de ligases do DNA que catalizam a formação de ligações fosfodiéster.
As enzimas de restrição são bastante especificas e ocorrem naturalmente em bactérias. Protegem as bactérias dos ataques por vírus, uma vez que reconhecem e cortam sequências específicas do DNA viral, inactivando-o. O DNA bacteriano está protegido da actividade das enzimas de restrição.
Um vector é uma entidade, constituída por DNA, que transfere o DNA de uma célula ou de um organismo dador para uma célula ou um organismo receptor. Os vectores mais utilizados são os plasmícideos e os bacteriófagos. Os plasmícideos são apenas moléculas irculares de DNA que ocorrem naturalmente em algumas bactérias, leveduras e células vegetais.
A obtenção e expressão de uma molécula de rDNA processa-se do seguinte modo:
1. Selecciona-se uma molécula de DNA dadora, contendo o gene com interesse que se pretende transferir e clonar, e um vector adequado.
2. A molécula de DNA e o vector são tratados com a mesma enzima de restrição, que corta as duas moléculas em regiões com a mesma sequência de nucleótidos.
Editora Areal - Biologia
Causas
Pequenas mutações genéticas acrescem os riscos de AutismoEstudo publicado na “Science”
Mutações cromossomicas numéricas
Mutações cromossómicas estruturais
Os cancros usrgem devido a mutações em proto-oncogenes, que se transformam em oncogenes, ou genes supressores de tumores, Estes genes codificam produtos que controlam o ciclo celular.
O genoma dos eucariontes
É constituido por: cromatídeos / centrómeros / braços / telómeros