Biologia

Friday, March 23, 2007

Novas noticias 2007/03/18

Medicamentos fora de uso

A adesão ao Sistema Internacional de Recolha de Embalagens e Medicamentos fora de uso – SIGREM- registou, em 2006, um aumento de 22,3 por centro relativamente às quantidades recolhidas no ano anterior. Este valor representa 576 toneladas de resíduos destes produtos, sendo de destacar o crescimento do número de adesões de empresas farmacêuticas e farmácias, quer no continente quer nas ilhas.





Açúcar; um pecado essencial

Embora muitas vezes considerados prejudiciais, os açucares são, de facto, essenciais a uma boa alimentação. No entanto, para que possamos beneficiar de todas as suas vantagens, é fundamental saber escolher o açúcar certo.

E isto porque nem todos os açucares são iguais.

È certo que todos eles pertencem à família dos hidratos de carbono, os nutrientes necessários ao fornecimento de energia ao organismo, sendo nomeadamente essenciais para um bom funcionamento das células cerebrais.

O que não é igual é a sua influência na concentração de açucar no sange, a chamada glicemia.

Por isso mesmo, os alimentos contendo açucares têm sido, cada vez, alvo de estudo clínicos destinados a identificar quais deles têm a capacidade de fazer subir rapidamente a concentração e açúcar no sangue e quais têm um efeito mais suave, mantendo-se mais tempo na circulação sanguínea.


O Índice glicémico

Assim, qual o tipo de alimentação que pode ajudar a prevenir a diabetes e a doença cardiovascular e qual a que pode aumentar os riscos destas doenças?
Tudo pode depender do Índice Glicémico, pode dado à classificação dos alimentos baseada na sua capacidade de alterar a glicemia, ou nível de açúcar no sangue durante um determinado período de tempo.
Quando o índice glicémico de alimento é elevado , este é rapidamente digerido, levando a aumentos súbitos do nível de glicemia. Isto acontece, por exemplo, com açúcar simples, o mel , os biscoitos e os refrigerantes tradicionais.
Por outro lado, se o índice glicémico for baixo, o alimento é digerido e absorvido lentamente, produzindo aumentos graduais nos níveis de insulina e de açúcar no sangue, com benefícios comprovados para a saúde. Entre estes alimentos encontram-se o feijão, o pão de mistura, a pêra, o grão de bico ou de amendoim.

Os hábitos Fazem Saúde

Os picos bruscos de insulina têm maus resultados para a saúde, podendo afectar órgãos fundamentais. Se o índice glicémico for reduzido, estes estão poupados, permitindo uma absorção mais lenta da glicose e menos ácidos gordos livres em circulação.

Por isso, gestos como o aumento de consumo de frutos e hortícolas, a substituição da batata por feijão ou grão na sopa, a escolha de pão de mistura no dia - a- dia , o consumo de cereais integrais ao pequeno almoço e a substituição dos refrigerantes clássicos , sobrecarregados de açúcar, por bebidas com baixo índice glicémico são soluções simples para uma vida mais saudável.


Sabores Saudáveis

A gama Pedras Sabores, produzida a partir de ingredientes naturais, sem aditivos de uma bebida refrescante sem abdicar do sabor da fruta nem dos benefícios das plantas.

A incluir alimentos e bebidas com baixo índice Glicémico na sua alimentação protege os órgãos e permite que o organismo tenha energia disponível por mais tempo e menos apetite entre as refeições.
Notícias-magazine

1 Comments:

At 7:30 AM, Anonymous Anonymous said...

ola carla. sempre conseguiste publicar os teus textos. têm noticias muito bem conseguidas. parabéns. bjs.

 

Post a Comment

<< Home