Biologia

Saturday, April 21, 2007

Vírus nos lábios...

Herpes!
De repente o lábio fica quente, arde e incomoda. Os sianais anunciam que o vírius está de volta. depois aparecem as borlhas e as vesículas, os sintomas mais comuns da infecção pelo vírus de herpes de tipo I. Afecta uma em cada quatro pessoas, manifesta-se sobertudo nos lábios, mas também podem atingir os órgãos genitais. As herpes labiais não tem cura, mas pode ser tratado.

Quando sentimos ardor, calor e alguma comichão no lábio já sabemos que o vírus do herpes está preste a fazer das suas. O que muito boa gente pensa é que este vírus, que "ataca " os lábios, a boca as mucosas eatá presente no organismo de cerca de noventa por centro das pessoas desde a infância. De quando em quando e por razões nem sempre conhecidas, o vírus do herpes reactiva-se e é então qu aparecem sobres os lábios aquelas vesículas e bolhas inestéticas, cheias de líquido, que depois rebemtam e formam uma ferida que só cicatriza passada uma semana. Sabe-se que o vírus vive "adromecido" no organismo, mad ainda se conhecem com exactidão os motivos por que desperta, de repente, do seu "sono latente". O que se sabe é que "a exposição ao calor intenso ou ao frio, episódio de stress físico e emocional, o cansaço, as constipações, febre e gripe, alterações hormonais ou mesmo a ingestão de certos alimentos ou medicamentos são factores desencadeantes de infecção nalgumas pessoas, conforme explica a médica Isabel Vilhena. A médica do centro de Dermatologia Médico-Cirurgico da ARS deLisboa esclarece que é grande a família dos vírus herpes: " Os mais comuns são virus do herpes simplex (VHS), o de tipo I e Tipo II. Geralmente, é o primeiro que desencadeia o herpes labial, mas também pode ser responsavel pela forma ção de úlceras na córnea do olho ou em qualquer parte do rosto, por contacto directo ou indirecto co as secreções da boca. Já o VHS II e o grande responsável pelo herpes genital.


É ainda na infância, atraves de um beijo, que somos contagiados com o VHS, geralmente pelo contacto com um adulto infectado

Notícias magazine

0 Comments:

Post a Comment

<< Home