Biologia

Wednesday, December 13, 2006

O Grande Pânico

  • 17 Mil abortos por ano (13 de Dezembro)

- Cerca de 15% das mulheres entre 18 e os 49 anos já abortou


- três quartos são feitos antes dez semanas de gravidez

- Cerca de 350 mil portuguesas entre os 18 e os 49 anos fizeram pelo menos um aborto ilegal. E, dessas interrupções voluntárias de gravidez, quase três quartos aconteceram até às dez semanas de gravidez (IVG), o que significa que a alteração da legalização que vai ser sujeita a referendo no dia 11 de Fevereiro conferiria um carácter de legalidade a mais de 260 mil delas. Somadas às IVG feitas até às 12 semanas – prazo pedido para a despenalização em diversas propostas de lei – representam quase 90% dos abortamentos clandestinos.


- Os dados constam do primeiro estudo efectuado em Portugal para retratar a realidade do aborto, encomendado pela Associação para o Planeamento da Família (APF) e hoje apresentado na maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa. Apesar de defender a legalização da IVG, o dirigente Duarte Vilar garante ao JN que a APF partiu para a investigação “ sem ideias feitas”. Os resultados, diz, “podem ser usados quer pelo apoiantes de Sim, quer pelos do Não” e pretendem apenas dar a “conhecer a realidade”.

- E, segundo Constantino Sakellarides, ex-director da saúde e membro da direcção da Escola Nacional de Saúde Público, a realidade é que “não se trata de um fenómeno marginal”. Se 14,5% das duas mil mulheres dos 18 anos 49 anos inquiridas neste estudo admitem ter feito um aborto. Só no último ano terão sido entre 17.260 e 18 mil as IVG ilegais. Números que, segundo Duarte Vilar, podem “pecar por defeito”, dada a “natureza da questão, que incide sobre um comportamento ilegal e pode levar a alguma omissão”.

“O aborto é a única solução a não tomar…
Toda a gente merece viver “

0 Comments:

Post a Comment

<< Home