Biologia

Thursday, December 14, 2006

Portugueses desvendam um dos mecanismos da progressão do Cancro da MamaTrabalho publicado no Journal of Cellular Biochemistry

Três investigadoras da Universidade do Porto (UP) concluíram que a hormona feminina progesterona parece contribuir para a progressão do Cancro da Mama por estimular a sua irrigação, através da formação de novos vasos. A descoberta vem publicada na edição electrónica da revista norte-americana Jornal of Cellular Biochemistry. Raquel Soares e Susana Guerreiro, do Departamento de Bioquímica da Faculdade de Medicina da UP, e Mónica Botelho, do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da mesma universidade (IPATIMUP), observaram que as células cancerosas, ao serem expostas à progesterona, produzem uma proteína que estimula a divisão celular. Constataram também que essa proteína (PDGF-A) não parece agir directamente sobre as células tumorais, mas sobre o espaço que as rodeia, numa indicação de que terá efeitos sobre as células circundantes, segundo as investigadoras.

Wednesday, December 13, 2006

O Grande Pânico

  • 17 Mil abortos por ano (13 de Dezembro)

- Cerca de 15% das mulheres entre 18 e os 49 anos já abortou


- três quartos são feitos antes dez semanas de gravidez

- Cerca de 350 mil portuguesas entre os 18 e os 49 anos fizeram pelo menos um aborto ilegal. E, dessas interrupções voluntárias de gravidez, quase três quartos aconteceram até às dez semanas de gravidez (IVG), o que significa que a alteração da legalização que vai ser sujeita a referendo no dia 11 de Fevereiro conferiria um carácter de legalidade a mais de 260 mil delas. Somadas às IVG feitas até às 12 semanas – prazo pedido para a despenalização em diversas propostas de lei – representam quase 90% dos abortamentos clandestinos.


- Os dados constam do primeiro estudo efectuado em Portugal para retratar a realidade do aborto, encomendado pela Associação para o Planeamento da Família (APF) e hoje apresentado na maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa. Apesar de defender a legalização da IVG, o dirigente Duarte Vilar garante ao JN que a APF partiu para a investigação “ sem ideias feitas”. Os resultados, diz, “podem ser usados quer pelo apoiantes de Sim, quer pelos do Não” e pretendem apenas dar a “conhecer a realidade”.

- E, segundo Constantino Sakellarides, ex-director da saúde e membro da direcção da Escola Nacional de Saúde Público, a realidade é que “não se trata de um fenómeno marginal”. Se 14,5% das duas mil mulheres dos 18 anos 49 anos inquiridas neste estudo admitem ter feito um aborto. Só no último ano terão sido entre 17.260 e 18 mil as IVG ilegais. Números que, segundo Duarte Vilar, podem “pecar por defeito”, dada a “natureza da questão, que incide sobre um comportamento ilegal e pode levar a alguma omissão”.

“O aborto é a única solução a não tomar…
Toda a gente merece viver “

Grande Noticia....

Pénis muito pequenos

- Os médicos indianos andam a pedir que sejam fabricados preservativos abaixo da medida standard, pelo simples facto de muito homens terem um pénis pequeno. Pelo menos, esse foi o resultado de um estudo feito junto de 1200 voluntários toda Índia, cujos membros foram médicos ao milímetro. Cerca de 60% dos pénis submetidos aos testes revelaram três a cinco milímetros abaixo das medidas internacionais. Os médicos sugerem também que os preservativos mais pequenos sejam colocados à venda em máquinas, porque há homens que têm vergonha de comprá-los na farmácia.


Tuesday, December 12, 2006

Património Genético

Transmissâo de caracteristica hereditárias
  • A transmissão de características hereditárias foi reconhecida e relatada por sucessivas gerações humanas, ao longo de milhares deanos. Em 1886, Gregor Mendel publicou os resultados de uma séri de expreriências com ervilhas onde foram alcançadas os alicerces da Genética

- Mendel levou a cabo experiências de monoibridismo, em que seguiu a transmissão de um único caracter hereditário . para tal, cruzou linhas puras de duas variedades de ervilhas que deferiam num carácter objectivo, fácil de observar e que apenas podia assumir uma de duas formas alternativas (flores brancas ou púrpura, caule baixo ou alto, sementes lisas ou rugosas, entre outras)

- Mendal também levou a cabo experiências de diibridismo, em que seguiu a transmissão hereditária de dois caracteres em simultaneo. nesta situação, verificou também uniformidade na geração F1 e o aparecimento de quatro classes de descendentes na geração F2, nas proporções 9:3:3:1.

Das experiências de Mendel, salientam-se os seguintes princípios:

  • para cada carácter existem dois factores alternativos;
  • cada organismo possui dois factores para cada carácter, idênticos ou diferentes;
  • nos organismos que possuem dois factores diferentes para um carácter, aquele que se manifesta é dominante e aquele que não manifesta é recessivo;
  • na formação dos gâmetas, os factores separam-se, de tal modo que os gâmetas possuem apenas um dos factores, sendo, por isso, puros

- Teoria Cromossómica da Hereditariedade, mais tarde confirmada e ampliada por Morgan.

Segundo:

  • os factores hereditários referidos por Mendel são os genes localizados nos cromossomas;
  • as versões alternativas de um mesmo gene designam-se genes alelos e localizam-se no mesmo locus em cromossomas homólogos;
  • durante a formação dos gâmetas, pelo processo de meiose, os genes alelos;
  • a distribuição dos diferentes genes pelos gâmetas faz-se de modo independente.

  • 1.º Lei de Mendel : os dois elementos de um par de genes separam-se nos gâmetas de tal modo que a probabilidade de se formarem gâmetad com um alelo è igual à probabilidade de se formarem com outro alelo.

  • 2.º Lei de Mendel: durante a formação dos gâmetas, a segregação dos alelos de um gene è independente da segregalção dos alelos de outro gene.

  • Cruzamento- teste
    - cruzamento entre um indivíduo com fenótipo dominante e genótipo desconhecido e um indivíduo homozigótico recessivo , para os genes considerados.
    - Funciona para a descendência numericamente significativas.